Fireboy and Watergirl: tudo sobre Fogo e Água Online

Fireboy and Watergirl: tudo sobre a franquia conhecida pelos brasileiros como Fogo e Água Online. Descubra como jogar todas as versões.

Fireboy and Watergirl: tudo sobre Fogo e Água Online


Quando os players brasileiros vão até a web e digitam o termo fogo e água online, a intenção é apenas uma: dar início a uma boa sessão de jogatina com um dos jogos da franquia Fireboy and Watergirl.

Sendo muito sincero, confesso que só ouvi falar sobre esses jogos de fogo e água há alguns dias. No entanto, quando comecei a pesquisar, descobri que se trata de uma série de games, que marcou (e continua marcando) a vida de muitos jogadores.

E, claro, foi por isso que eu resolvi falar um pouco sobre a franquia. Isto é, ao longo deste post, você ficará sabendo mais sobre Fireboy and Watergirl e os jogos que os brasileiros chamam carinhosamente de Fogo e Água Online... vamos lá?

Fireboy and Watergirl: um pouco da história

A história da franquia Fireboy and Watergirl começou em 2009, quando um desenvolvedor chamada Olso Albet deu vida ao clássico Fireboy and Watergirl In The Forest Temple. O título foi criado para funcionar com a tecnologia flash e chamou a atenção rapidamente por suas mecânicas e leveza.

Como não estamos falando de um projeto AAA destinado a PCs e consoles “mais parrudos”, a primeira aventura da série se tornou uma febre junto a certos tipos de players, especialmente aqueles que estão sempre buscando por jogos para PC fraco.

De modo geral, as aventuras podem ser classificadas como jogos de plataforma marcados por quebra-cabeças, nos quais é necessário trabalhar em equipe para superar as fases. Aliás, foi justamente o componente multiplayer cooperativo que ajudou o primeiro game a fazer tanto sucesso.

Isto é, os players controlam dois personagens Fireboy e Watergirl. Como os nomes sugerem, os personagens representam os elementos fogo e água e seus contrastes são o grande atrativo das fases, já que cada elemento possui o seu conjunto de limitações.

Enfim, o fato é que a franquia conseguiu alcançar muito sucesso em certos nichos do mundo gamer e hoje é objeto de culto. Ao todo, temos seis jogos de fogo e água online e todas as aventuras contam com algumas inovações interessantes.

Como funcionam os jogos de fogo e água online?

Conforme eu destaquei, os jogos de fogo e água online são leves e rodam diretamente nos navegadores, com os players podendo controlar cada um dos personagens com alguns comandos bem simples. Nos PCs, é possível “dividir o teclado” para jogar; nos dispositivos móveis, os controles variam, mas continuam bem intuitivos.

De qualquer modo, a fórmula básica das aventuras de fogo e água é: temos fases (como limite de tempo) cheias de quebra-cabeças e obstáculos e é necessário movimentar cada um dos personagens (considerando suas limitações), a fim de continuar avançando. 

Os desafios são bem interessantes e ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e a habilidade de trabalhar em equipe. Não à toa, a série fez mais sucesso entre as crianças e o público infantojuvenil, sendo constantemente classificado como um conjunto de jogos educativos.

De qualquer forma, o fato é que cada uma das aventuras da franquia conta com um conjunto de particularidades. E sim, foi por isso que eu resolvi dar atenção a cada título de forma separada...

Fireboy and Watergirl in The Forest Temple

O primeiro jogo da franquia Fireboy and Watergirl foi lançado em 2009, com uma conversão para a linguagem HTML5 em 2018. A aventura se passa no Templo da Floresta e são 32 níveis à disposição dos aventureiros.

Ao longo da jornada, os players passam a conhecer as limitações e a dinâmica dos elementos fogo e água, assim como as mecânicas básicas e a ideia geral da série. Logicamente, o nível de dificuldade dos desafios vai ficando mais acentuado à medida que as fases vão sendo superadas.

E mais, além dos grandes desafios intelectuais, certas fases exigem agilidade, já que algumas armadilhas e obstáculos devem ser superados com destreza e movimentos precisos. Em suma, esse é o game que abriu as portas para o sucesso da franquia.

Fireboy and Watergirl 2: Light Temple

Na segunda aventura, fogo e água retornam para encarar mais uma boa série de quebra-cabeças, mas, dessa vez, todas as fases se passam no chamado Templo da Luz. Obviamente, essa nova localidade acaba abrindo margem para a introdução de novas ideias.

Dentre os seus maiores destaques, o segundo game da franquia conta com raios de luz que podem ser direcionados para certos pontos, com vistas a abrir portas, e uma “gosma verde”, que se posiciona como um grande perigo para os heróis.

Cabe destacar também que essa aventura é marcada por 40 fases, ou seja, temos mais desafios do que no primeiro jogo e mais espaço para o nível de dificuldade se expandir. De todo modo, a experiência continua muito atrativa.

Fireboy and Watergirl 3: Ice Temple

O terceiro dos jogos da franquia conhecida pelos brasileiros como Fogo e Água Online é Fireboy and Watergril 3: Ice Temple, que oferece novas limitações para os elementos, exigindo mais soluções criativas por parte dos players.

No chamado Templo do Gelo, Fogo e Água são constantemente atrapalhados pelo cenário, já que trechos com neve prejudicam a movimentação e os quebra-cabeças continuam bem complicados, com o nível de dificuldade aumentando a cada nova fase.

E por falar nas fases, nessa aventura temos 36 desafios intelectuais curiosos e uma boa quantidade de obstáculos e armadilhas espalhados pelos cenários, o que acaba prendendo a atenção por um bom tempo.

Fireboy and Watergirl 4: Crystal Temple

Lançado em 2014 e convertido para o HTML5 em 2018, o quarto título da série de jogos de Fogo e Água é Fireboy and Watergirl 4: Crystal Temple. E esse título chamou a atenção por introduzir uma mecânica bem interessante: os portais de teletransporte.

Pois é! Além da complicação tradicional, as fases do Templo de Cristal têm esses elementos adicionais, que podem transportar Fogo e Água para diversos locais. Contudo, é necessário usar essas opções com cuidado, já que elas podem ser armadilhas, dependendo do lado em que se entra nelas.

Com 38 níveis, os tais portais de teletransporte e alguns elementos diferenciados, o quarto título da franquia mantém a qualidade no mesmo patamar e também consegue garantir boas horas de diversão.

Fireboy and Watergirl 5: Elements

Após alguns anos sem novidades, a franquia recebeu o seu quinto título, Fireboy and Watergirl 5: Elements, em 2019. O game já foi construído com a linguagem HTML5 e acabou funcionando como uma síntese dos títulos anteriores, no que diz respeito às mecânicas.

Além do mais, a aventura não se passa em um único templo, ou seja, temos fases com novos templos (fogo, água e vento) e com os templos dos jogos anteriores. Com isso, os players acabam tendo acesso a todas as mecânicas criativas da série e a algumas surpresas.

Com mais de 40 níveis, esse é o jogo mais longo da franquia e o mais diversificado, no que diz respeito às armadilhas, obstáculos e quebra-cabeças. E não, não seria exagero dizer que apostar nessa aventura é descobrir o que os jogos de fogo e água têm de melhor.

Fireboy and Watergirl 6: Fairy Tales

Após diversas aventuras relacionadas com “templos elementais”, Fogo e Água são colocados no mundo dos contos de fada, no ótimo Fireboy and Watergirl 6: Fairy Tales, que foi lançado em 2021.

Ao longo dessa jornada, os players têm a chance de conferir fases desafiadoras, nas quais a maior inovação é a presença de “fadas ajudantes”. Logicamente, será necessário trabalhar em equipe e fazer uso da boa vontade dessas criaturas para poder superar os desafios.

O game conta com 31 níveis e a presença das fadas introduz alguns comandos adicionais à fórmula tradicional do game. Contudo, controlar as coisas não é nada complicado e os players só precisam mesmo é se concentrar em achar as soluções dentro do limite de tempo.

E agora é só curtir o jogos de Fogo e Água Online!

Com seus seis títulos, a franquia Fireboy and Watergirl já provou que é uma verdadeira lenda junto aos jogos de navegador. Na verdade, o sucesso dos jogos de Fogo e Água é tão grande que diversos projetos “fan-made” já foram criados e os personagens até fizeram participações especiais em outros títulos.

Para a nossa sorte, todos os jogos da franquia Fireboy and Watergirl são bem acessíveis e estão disponíveis de forma gratuita. Portanto, agora que você ficou sabendo um pouco mais sobre as aventuras de Fogo e Água, já pode começar a encarar os desafios. E se quiser uma ajuda, sugiro que compartilhe o post. Assim, seus possíveis parceiros de jogatina vão poder saber mais sobre a aventura e já vão poder “entrar no clima” dos desafios. Até a próxima...