Jogos de Paciência: Como jogar online grátis

Jogos de Paciência: Como jogar online grátis

Gostou? Você pode jogar aqui gratuitamente:

Paciência é considerado o jogo de cartas mais famoso do mundo e possui muitas variações. Nomes como "klondike", "solitarie" ou até sua mais famosa variação o jogo paciência spider são conhecidos ao redor do mundo.

Feito para um único jogador e como já dito com muitas variações, poucas pessoas conhecem realmente sua história. Quantas variações possui? Qual a sua origem? Quais os melhores jogos de paciência?

Bem, fique comigo que vamos juntos mergulhar na história desse fantástico jogo e depois você poderá navegar pelo site e conhecer muitos jogos de paciência para se divertir.

A origem do jogo Paciência

Se você está pensando que paciência surgiu em alguma versão do Windows, me desculpe, mas você está enganado. Precisamos ir um pouco mais fundo no passado.

Estamos falando do século XIX que foi onde se tornou extremamente popular na França, mas sua origem é incerta e muitos acreditam que pode ser germânica ou escandinava.

Para os franceses o jogo era conhecido como “Solitaire” e da mesma forma ficou conhecido nos Estados Unidos, por isso, muitos dos jogos de paciência possuem esse nome.

No nosso caso Paciência vem da versão britânica conhecida como “Patience”.

Agora vamos voltar aos anos 90 e 2000 para falar do papel do Microsoft Windows nessa história. Paciência é um jogo clássico do sistema operacional, desde suas primeiras versões.

E com a popularização dos computadores nessa época os jogos de paciência ficaram ainda mais conhecidos.

A versão do jogo adotada pelo Windows é canadense e era conhecida como “Klondike” e a Microsoft adicionou como um software de fábrica a partir da versão 8 do sistema operacional.

Como jogar

O objetivo dos jogos de paciência é empilhar todas as cartas em sequência agrupadas por naipe. E para jogar você vai precisar de um baralho completo com suas 52 cartas. A estrutura do jogo consiste em 4 elementos: fundações, pilhas, estoque e descarte.

Fundações

Existem 4 fundações em paciência (parte superior direita), sendo que cada fundação aceita as cartas em ordem crescente e com o mesmo naipe. Apenas a carta do topo pode ser movimentada.

Pilhas

São 7 ao todo (parte inferior). As cartas nas pilhas devem ser organizadas em sequência decrescente e com cores alternadas. Elas podem ser movimentadas em grupos. Os espaços em branco são destinados para o Rei ou para grupos de cartas que apresentem o Rei como a maior carta.

Estoque

Está localizado no canto superior esquerdo. Clique para que uma ou três cartas sejam viradas no descarte. Quando todas as cartas forem viradas, elas serão agrupadas para serem utilizadas novamente.

Descarte

No descarte, que está localizado ao lado do estoque, apenas a carta do topo é que pode ser utilizada, tanto nas fundações quanto nas pilhas. Os jogos de paciência possuem regras simples por isso é tão viciante, mas algumas pessoas sempre procuram um desafio a mais e isso foi o que motivou a criação de novas variações por todo mundo.

Variações do Jogo

Estas variações aumentam ou diminuem a dificuldade dos jogos de paciência, sendo assim, novos e experientes jogadores podem se desafiar jogando paciência.

Vira Uma Carta

  • Modo de jogar paciência mais tradicional. A probabilidade de se ganhar é de 80%;
  • Vira-se apenas uma carta por vez do estoque, deixando a partida fácil, ou seja, não é necessário muito planejamento.

Vira Três Cartas

  • É a variação de maior desafio. As chances de se ganhar são baixas;
  • São viradas três cartas por vez do estoque, entretanto apenas a do topo está acessível;
  • Apesar de ser mais difícil, em média, a partida termina mais rápido, pois é muito comum acabarem as jogadas disponíveis.

Paciência Spider

Esta é provavelmente a variação mais conhecida dos jogos de paciência, e recebeu este nome pelo fato da aranha possuir 8 patas e o jogo paciência spider ter 8 fundações.

Ela também ganhou sua versão para computador e é um dos jogos mais jogados até agora.

Diferente da versão original, para jogar paciência spider você precisará de dois baralhos completos (104 cartas).

E seu objetivo no jogo paciência spider é construir todos os 8 naipes ordenados do Rei até o Ás na Pilha, cada um dos quais é enviado automaticamente para uma fundação assim que for concluído.

A estrutura também muda no jogo paciência spider e você passa a ter apenas 3 elementos: fundações, pilhas e estoque.

Fundações

Existem 8 fundações (parte superior direita), sendo que cada fundação é usada para manter uma construção completa do naipe.

Pilhas

A Pilha consiste em 10 colunas não marcadas, dispostas horizontalmente na tela. Cada coluna contém uma pilha sobreposta verticalmente de uma ou mais cartas viradas para cima ou está vazia, dependendo do estado atual do jogo. É aqui que a maioria da ação ocorre jogando paciência spider.

Estoque

No jogo paciência spider o nosso estoque fica canto superior direito. No início, serão 5 pilhas de cartas viradas para baixo e cada pilha contém 10 cartas. Quando necessário, o jogador irá clicar sobre o estoque e a pilha mais à direita terá suas cartas distribuídas uma por coluna.

Como jogar pela Internet

Agora que sabemos tudo sobre Paciência chegou a hora de testarmos o que aprendemos até aqui. Por isso, separamos uma coletânea com os melhores jogos de paciência aqui do site. Assim, você vai se divertir e experimentar todas as suas variações, incluindo o jogo paciência spider que é a mais famosa delas.

Basta escolher um jogo da lista abaixo para começar a jogar. E se por um acaso queira trocar de jogo, você pode voltar aqui no artigo e escolher outro.

Se achou interessante, compartilhe!