Vamos jogar joguinhos

Vamos jogar joguinhos

Gostou? Você pode jogar aqui gratuitamente:

Carinhosamente Jogos Online costumam ser tratados como "Joguinhos". Por algum tempo fui instrutor voluntário em um projeto que ensinava crianças de baixa renda a utilizar o computador e sempre no final da aula liberava uns minutinhos para eles navegarem pela internet. Era uma pergunta unânime, todos eles me chamavam e diziam "posso Jogar Joguinhos".

Como eram os joguinhos antigamente

Acredito que 99% dos jogos online eram feitos em uma ferramenta chamada FLASH, da empresa Macromedia. E para que o jogos funcionassem você deveria baixar um complemento para o seu navegador chamado Flash Player

Essa ferramenta possui ótimos recursos de animações e era possível desenvolver jogos simples, mas incríveis. Em Abril de 2005 a Adobe Systems divulga a aquisição da Macromedia em uma transação de 3,4 bilhões de dólares. Como o jogo rodava através do navegador, não era possível ter acesso a alguns dispositivos de hardware e isso limitava o desenvolvimento de jogos mais robustos e talvez por esse motivo os jogos online ficaram conhecidos como joguinhos.

Jogos em flash ainda existem?

Sim, é possível jogar joguinhos em flash. Mas com a evolução da tecnologia e um decisão dos fabricantes de navegadores o complemento necessário para rodar esses jogos fica desativado e para cada site que você deseja executá-lo é preciso que você dê permissão! Aí você deve estar se perguntando, porque os navegadores fizeram isso? Simplesmente por questão de segurança e instabilidade. As últimas versão do player apresentavam muitas falhas e os problemas de segurança sempre são os mais graves. Mas e agora, ainda quero jogar joguinhos.

Html5 será o substituto do Flash

O Html5 proporcionou recursos maravilhosos para o navegador. Com seu lançamento é possível executar alguns formatos de vídeo e arquivos de áudio diretamente no navegador sem necessidade de plugins adicionais. E com tantas novidades eis que surge o WebGL. O WebGL (Web Graphics Library) é uma tecnologia web que proporciona renderização de gráficos 3D usando a aceleração das placas de vídeo diretamente do navegador. E com tantas coisas fantásticas começaram a surgir diversas ferramentas para o desenvolvimento de jogos para navegador, utilizando o Html5. Agora já era possível executar esses jogos em vários dispositivos diferentes, desde que tenham um navegador de última geração instalado.

Os joguinhos estão virando grandes jogos

Claro que usar o termo "Jogar Joguinho" continuará, mas hoje em dia existem muitos jogos de qualidade que rodam diretamente no seu navegador e muitos deles com recursos que só víamos em jogos exclusivos de computador.

Os Jogos .IO são um exemplo disso, são jogos multiplayers de diversos estilos, tem RPG, FPS, Luta, Battle Royale e muitos outros. E em todos eles você disputará online contra outras pessoas. Pelo jeitos os joguinhos cresceram :).


E você está pronto para jogar "joguinhos"? vou deixar alguns desses jogos para vocês, mas não esqueçam de acessar nossa categoria exclusiva de Jogos .IO. Siga nossas redes sociais e fiquem sabendo de todas as novidades e lançamentos de jogos do site.

Se achou interessante, compartilhe!